domingo, 20 de junho de 2010

Ensaio sobre a Cegueira



Apesar de já ter lido este livro há uns meses, penso que agora é um boa altura para falar dele e prestar a minha homenagem a José Saramago. Escritor e homem controverso, defensor dos seus ideais, sem medo de dizer a sua opinião e sempre pronto a responder aqueles que o criticavam. Uma mente única, um escritor maravilhoso. Uma perda para um país e uma cultura. O orgulho de um país, um Nobel que marcou a nossa história.
Saramago neste Ensaio sobre a Cegueira explora, mais uma vez, a mente humana e a sua maneira de agir. Mostra-nos do que somos capaz quando nos deparamos com alguma situação extrema, como perdemos a racionalidade para o instinto animal, natural, que surge com o perigo e o desconhecido. Mostra que somos capazes de ser autênticos animais, vis, repugnantes, numa luta constante pela sobrevivência. Uma obra soberba, mas por vezes assustadora. Ao lê-la quase que se treme devido ao medo, à podridão, ao desespero, ao egoísmo, à tristeza, à constante luta de homem contra homem contra homem que esquece os princípios básicos da sociedade.
Esta cegueira súbita que afecta todos menos um, penso que seja uma metáfora para que o homem acorde e pense quem é na realidade, que procure a sua verdadeira essência e que comece a dar valor ao que tem e ao que conhece, pois a qualquer momento isso pode-lhe ser tirado.
Uma obra obrigatória.

"Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara."



R.I.P José Saramago

3 comentários:

Alexandra disse...

parabéns pelo texto extraordinário e tão autêntico! melhor homenagem é impossível.
RIP Saramago.

Joana Martins disse...

Obrigado querida. já leste o livro? se não aconselho mesmo. tens tantas sensações quando lês o livro...

Alexandra disse...

ainda não li, mas garanto que está na lista! é um livro tão forte, pelo que tenho visto!